domingo, 3 de julho de 2011

Entrevista sobre o meio ambiente

"Meninos, se eu não fosse Biólogo e Professor, com certeza eu seria um pescador. Teria  minha própria fazenda e iria cuidar da terra, pois  é o que  gosto de fazer."




Logo que a Dona Vilma orientadora de nossa escola entrou em contato com o professor Marcos Thomé, a fim de que nos concedesse uma entrevista, ele aceitou e com muito carinho veio à nossa escola. Em nossa sala de aula, ouviu nossos questionamentos sobre o meio ambiente e nos respondeu de uma forma precisa e atenciosa.
Porém, ao entrar em nossa sala, antes de começarmos  a nossa entrevista, ele se apresentou:
Meu nome é Marcos Paulo Machado Thomé, sou Biólogo e professor da Faculdade Redentor. Coordeno o curso de  Ciências Biológicas da Fundação Redentor, já trabalhei aqui no Colégio Agrícola com alguns projetos. E a gente faz algumas pesquisas com relação aos recursos pesqueiros que tem aqui na região. Bom, acho que é isso, vamos às perguntas.

Alunos -  Sr. Marcos, por gentileza, nos conte o que é a secretaria de meio ambiente e qual é a função desta secretaria.

Marcos Thomé -  Bom... A secretaria do meio ambiente é um setor da administração pública. Todos os municípios costumam ter secretarias de meio ambiente, alguns municípios colocam as secretarias misturadas.  Às vezes você tem secretaria de agricultura e meio ambiente, aí dentro da secretaria da agricultura tem o departamento do meio ambiente, outras colocam  secretarias do meio ambiente e defesa civil. A bem pouco tempo atrás era assim em Itaperuna e no município de Natividade e agora foram separadas, a secretaria  é só secretaria do meio ambiente. Ela faz parte do Executivo, da administração executiva do município, respondendo diretamente ao prefeito. A função da Secretaria do Meio Ambiente, inicialmente seria criar projetos que dizem respeito à manutenção dos ecossistemas da região e ao bem estar da população em relação ao meio ambiente. Porém  para que isso aconteça,  a Secretaria do meio ambiente, além de realizar alguns projetos, também tem que fiscalizar alguns setores.
 No caso da Agricultura, por exemplo: Quais são as atividades que podem causar impacto ao meio ambiente e que  podem gerar poluição? Quais são as atividades do meio urbano, como por exemplo, estes carros que fazem propaganda de sons, isto tem que ser fiscalizado porque entra no critério de poluição que é a poluição sonora...  E muitos não respeitam os decibéis que é o máximo permitido. E tem uma série de atividades que a secretaria do meio ambiente pode fazer, mas todas elas visando o controle da poluição e a diminuição do impacto gerado pelas atividades do homem no município.

Alunos Hoje em dia fala-se muito em sustentabilidade. O que é sustentabilidade?

Marcos Thomé - De uma forma mais prática a gente pode definir sustentabilidade, como as ações que são feitas para que ocorra alguma determinada produção... Produção de alimento, produção de alguns utensílios...  Como esta câmera, por exemplo, não é?  Celulares. Produção de materiais e bens de consumo visando à diminuição do impacto gerado em relação à produção deste bem, bom vamos tentar dar um exemplo... O termo sustentável quer dizer o fato de você tentar tirar do ambiente algo para o seu  sustento, porém aquilo que você tirou retorne para o ambiente. Isto quer dizer sustentável. Sustentável é você respeitar os ciclos do ambiente. Tá? Então se você produz um celular, uma série de produtos que estão incluídos no celular, é necessário amplo impacto para você produzir alguns metais que estão incluídos aí né?...  Na composição  do celular... Você tem que fazer a mineração, e a mineração você desagrega  a terra, você tira um monte de terra de determinado lugar, e processa aquilo ali para extrair o mineral, aí  você literalmente remove montanhas, para extrair este mineral. Isto é sustentável? Não. (...) porque você retirou aquele mineral e ele não vai retornar para o ambiente nos próximos milhões de anos. O que você tem que fazer? Como que esta atividade pode ser sustentável? Todo celular estragado, todo celular que vai para o lixo, você tem que pegar o composto dele que foi usado o mineral e reciclar, aí passa a ser sustentável você vai reutilizar o material sem necessidade de você continuar extraindo aquilo do ambiente. Isto quer dizer sustentável.

Alunos   O que a nossa cidade tem feito para apoiar o trabalho de reciclagem de lixo?

Marcos Thomé -  Isto é um tema bastante polêmico. Vocês são de Itaperuna? A maioria é de Itaperuna? (...)  Vocês, na casa de vocês separam o lixo? (...)   Não..., por quê? (...) Separam a garrafa?(...) Separa garrafa?  Garrafa pet, né? De plástico? E que destino você  dá pra ela?(...)  Ah, você dá pra quem usa? Tá, ótimo você já está fazendo grande coisa. Mas... Se a gente separar a lata, separar a garrafa pet, separar o lixo orgânico e o papel e deixar tudo separadinho para o lixeiro pegar, que vai acontecer?... Fica mais fácil o trabalho, mas vocês já viram o lixeiro pegar o lixo na rua? Não? Vocês já viram? Aqui em Itaperuna, já viram?(...)  Não, mas o que ele faz? Se tiver tudo separadinho ele pega as sacolas e(...)  joga tudo no caminhão. Será que respondi a pergunta de vocês? Não tem sido feito muita coisa aqui em Itaperuna no momento, vamos ver se com essas mudanças de secretarias este ano, haja algum projeto neste sentido.
Em Tombos, por exemplo, a cidade de Tombos é uma cidade bastante organizada e bem limpinha, eu acompanhei um processo lá, do pessoal do meio ambiente, eles colocaram nas ruas dois tipos de latas, uma para lixo seco e outra para o lixo úmido. Porque o grande problema é você misturar o  seco com o úmido, quer dizer aquele lixo orgânico que é o resto de comida, misturar, aquilo ali é muito difícil para fazer a separação, você vai sujar todo lixo seco e vai indisponibilizar este lixo seco para a  separação e  reciclagem. Eles fizeram este processo, fizeram uma campanha. A gente ajudou a fazer a cartilha e foram colocados lixo seco e lixo úmido... Se eu não me engano o lixo úmido está sendo aterrado e não esta sendo aproveitado pra fazer... Como por exemplo, já acontece no interior de São Paulo, os aterros de lixo úmido, eles fizeram uma adaptação, retiraram o metano, porque todo lixo orgânico vai se decompondo na ausência de oxigênio e produz um gás chamado metano, esse metano pode ser queimado no motor e esse motor tem um gerador que vai gerar energia elétrica, esse princípio pode ser utilizado  inclusive aqui na escola.

AlunosHá algum projeto específico na  área de sustentabilidade relacionado com a nossa cidade?

Marcos Thomé -  Na cidade? Aqui em Itaperuna? Eu não tenho conhecimento, creio que não, mas eu tenho conhecimento no município de Porciúncula e nos  na Faculdade Redentor a gente vai entrar num projeto, alias, já somos participantes do projeto, mas ele ainda precisa de financiamento para começar, nós estamos fazendo uma parceria com a Embrapa agro ecologia que visa única e exclusivamente à produção de alimento com o critério sustentável e não  utiliza adubo químico, não utiliza agrotóxico, só produz aquela quantidade natural sem que haja necessidade de utilizar produtos químicos e agrotóxicos pra isso. Já existe em Porciúncula alguns agricultores fazendo isso e no município de Itaperuna existe acho que apenas um agricultor que faz isso, inclusive num passado recente ele foi até secretário de agricultura no município de Itaperuna, porém não existe nenhum projeto de sustentabilidade em andamento.

Alunos É de conhecimento de todos que a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Por que este tipo de coleta é tão falada, porém, não colocada em prática?

Marcos Thomé -  Bom isso daí é uma coisa que só realmente quem trabalha nos órgãos  públicos podem responder, eu não trabalho no órgão público, a gente tem idéia que isso não é colocado em prática porque algumas pessoas que ganham dinheiro fazendo coleta de lixo tem também influência política e se implantarem a coleta seletiva, eles não tem como fazer, então eles vão perder dinheiro. A coisa acontece assim, se você  quer implantar algo e as pessoas que tem o poder e o dinheiro não querem que seja feito, porque elas vão perder dinheiro com isso, Então elas impedem que aconteça.

Alunos Há algum projeto em nossa cidade que incentiva as pessoas a reciclarem mais e poluírem menos?
Marcos Thomé Não tenho conhecimento.

Alunos Nossa cidade sofre há muitos anos com as cheias. Há algum estudo  para combater essas grandes enchentes?

Marcos Thomé Atualmente há um estudo sim. Estive conversando com o secretário do meio ambiente, e as secretarias especiais de alguns ministérios estão engajados também com o Poder Público Estadual pra tentar minimizar o efeito das enchentes, porém, nós mesmos habitantes do município de Itaperuna somos culpados, se você der uma volta, pegar lá do Surubi  que é o 1º bairro seguindo a corrente do rio, depois você vai descendo uma série de pessoas constrói casas na beira do rio, depois tem a enchente elas vão reclamar e dizer  que a culpa é do governo. Aí eu pergunto pra vocês, a culpa é do governo? (...) sabendo que é risco.  Há muitos anos tem enchentes e eles continuam fazendo isso.  E você acha que é fácil resolver esta questão?(...)  Como você vai tirar aquelas pessoas daquele lugar? Mas tem um problema muito sério, a culpa é das prefeituras também e dos antigos prefeitos? Também. Por que,  que a culpa é deles também? Porque pra eles não perderem votos eles deixaram essas pessoas construírem as casas lá. Apoiaram estas pessoas. Não apoiaram publicamente, mas o que a gente chama de política bica d’água, que o candidato vai lá, na rua e fala com estas pessoas, constrói aí que a gente dá um jeitinho depois é só você votar em mim. É assim que a coisa acontece. Tudo passa também por nós, a culpa é nossa também, pois somos nós que colocamos as pessoas no poder  público, nos cargos pra  fazerem este monte de besteira que fazem  e  por isso temos que ter consciência na hora do voto.

Alunos Há algum modo de prevenir desabamento de encosta?

Marcos ThoméNa verdade, existem algumas técnicas pra conter os desabamentos, você tem como prever, mas você não pode prevenir isto sempre vai acontecer é natural que ocorra, o que você tem que fazer é o que a gente chama de um plano de prevenção, plano de contenção e um planejamento urbano, um código de construção que vai dizer pra você, naquele município onde você pode construir e onde você não pode, Então  tem uma encosta aqui que pode desabar quando houver muita chuva, você não pode construir nesta área, mas uma vez voltando para o poder público, que deixa você construir na área para ganharem voto com isso, mas quando desaba e morre gente, a culpa não é de ninguém, a culpa é da natureza. Não é verdade? ( risos ) Mas a culpa é de quem? A culpa é do cara que construiu lá,  e  duas vezes, ele construiu tá errado segunda vez ele votou no cara que o deixou  construir, então tá errado duas vezes,  ele botou  uma  pessoas no poder público que o incentivou a fazer coisa errada

Alunos Na época do desbravamento os recursos florestais eram ricos em nossa cidade. Hoje, devido aos constantes desmatamentos e queimadas muitas dessas riquezas foram extintas. Há algum projeto de reflorestamento em nossa região?

Marcos Thomé - Já existiram alguns projetos de reflorestamento, porém reflorestamento de pequenas áreas, hoje não existe nenhum projeto e nenhuma área marcada para reflorestamento apesar de ser extremamente necessário, mas tenho certeza que não tem nenhum projeto nesse sentido, infelizmente não há. Mas como exemplo, o antigo secretário João Paulo Tinoco fez o reflorestamento ali do morro  do Cristo numa área grande que infelizmente demorou muito a reflorestar porque as pessoas roubavam os canos de irrigação que eram colocados para irrigar a terra.

Alunos Entre vidros, papel, metal, plástico e alumínio. Qual destes é o mais reutilizado hoje?

Marcos Thomé - O que é mais reutilizado hoje é o alumínio. Mas o que tem o potencial de 100% de reciclagem é o vidro, pois com 1K de vidro quebrado você faz 1 K de garrafa, mas o trabalho é grande. Agora o alumínio não é 100% reciclável, mas você aproveita quase tudo dele.

Alunos  Sobre o lixo orgânico, todo lixo orgânico é aproveitado?

Marcos Thomé - Se você falar orgânico no ponto de vista da química, a garrafa pet é um composto orgânico. Por quê? Ela é composta de carbono e composto orgânico é toda aquela molécula que tem carbono. Mas o lixo orgânico,  bio que é biodegradável em pouco tempo, todo ele pode ser reaproveitado sem dúvida. 100% do lixo orgânico que você produz em sua casa podem ser aproveitados, neste sistema que eu falei de degradação sem a presença de oxigênio para produzir metano.
   
Alunos  Você prevê projetos para colégio de reciclagem e sustentabilidade?

Marcos Thomé  Como eu trabalho na Redentor... Nos já começamos um trabalho lá sobre essa questão, mas... Não é reciclagem só, é o gerenciamento do lixo, porque você pode reduzir também a quantidade de trabalho que você vai ter com a coleta de lixo e com a reciclagem se você produzir menos lixo, então, por exemplo, os trabalhos que os alunos ajudaram  a fazer eles conseguiram durante uma semana identificar a quantidade e a qualidade de lixo produzido na faculdade toda separada por setor e falou  o setor tal... Que... o setor de pós graduação produz tantos quantidade de papel. Como é a qualidade desse papel? Ele dá para ser aproveitado? Dá. O primeiro passo não é trabalhar com a reciclagem, o primeiro passo é trabalhar com a redução do lixo que a gente produz. Então nós temos sim projeto de reciclagem lá na Redentor, mas a gente pode tentar estender aqui para o colégio é só alguns professores ou a direção fazer uma parceria com a gente.

Alunos  Sobre o  aterro sanitário... Há algum projeto aqui em Itaperuna sobre este assunto?

Marcos Thomé Tá se vendo a possibilidade sobre o aterro sim, O projeto existe, mas vai demorar um pouco.

Alunos – Gostaríamos de  agradecer   ao senhor  pela gentileza de vir a nossa escola nos conceder esta entrevista. 



Entrevistadores :  Antonio Carlos,  Isaque de Oliveira,  Pedro Wilson, Walison e Valdecir Ribeiro.

Trabalho de Língua Portuguesa     _    Turma 801


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. fico muito bom vcs estão de parabens

    ResponderExcluir
  3. valdecir Ribeiro R.Junior6 de julho de 2011 às 06:20

    Eu não participei da entrevista, mas eu dei uma lida no texto e açhei legal oque ele falou, sobre o trabalho do cristo redentor. E que a gente possa melhorar as nossas cidades cada vez mais.

    ResponderExcluir