terça-feira, 5 de julho de 2011

Entrevista sobre Blog e a Educação


Alunos: Nos conte um pouco sobre o que levou o senhor a montar os dois blogs ?
Zé Luis: Bom... É pelo menos uma razão igual e duas razões diferentes, mas eu posso resumir da seguinte forma: O primeiro blog que eu montei foi o blog pessoal. E nesse blog pessoal eu até pus um subtítulo assim "Escritos por mim mesmo e sobre as coisas" é que eu gosto de escrever e todo mundo que escreve, escreve pra convencer os seus leitores de alguma coisa. Todos nós exercemos a escrita com essa atividade... Não só a escrita, mas a fala também. Quando a gente fala alguma coisa é porque a gente quer convencer o outro, o nosso interlocutor de alguma coisa. Então o blog foi criado pra eu extravasar e pra tentar convencer algumas pessoas das minhas crenças. Então eu vou ao blog uma vez por mês e edito lá uma crônica, algumas pessoas comentam e tal (...)
O blog de trabalho que é o " quem lê sabe escrever " ele foi criado para trabalhar com as turmas de oitavo ano, nono ano e primeira série do ensino médio... Lá eu posto umas coisas que viram atividades dentro de sala ou fora dela, por exemplo: tem uma postagem lá razoavelmente recente que foi um exemplo que nos fizemos aqui na escola que foi o dia do abraço lembra?(...) Então a gente fez um " clipezinho " e eu postei lá, as pessoas veem , acham legal e tal ...
E trabalhar com o blog tem uma coisa interessante, os alunos  gostam de se ver lá !Com fotos e textos e eles sentem que tem importância o que eles produzem dentro de sala. Então eu faço questão de manter o blog por isso, porque é uma forma de divulgar coisas muito interessantes, o que os alunos produzem dentro de sala.

Alunos: Por que o senhor colocou o nome "Quem lê sabe escrever? "

Zé Luis: Pois é, isso aí tem a ver com crença, eu acredito que o aluno que sabe lê sabe escrever. Só tem um jeito de saber escrever, que é escrevendo e de saber lê que é lendo. E eu pessoalmente acredito na força que tem a leitura como o motor de uma boa escrita. O que é na verdade a língua formal?(...) é a língua dos autores, é a língua de quem anda escrevendo e se você não tem contato com essa língua, você vai produzir um texto escrito, vamos dizer assim... capenga fora do padrão, então, quando você lê os livros , lê os bons jornais e as boas revistas você aprende a produzir seu próprio texto escrito tendo sempre aqueles modelo. Então por isso que eu acredito quem lê mais escreve melhor, eu resumi em quem lê sabe escrever 

Alunos : O que o senhor tentou fazer para que despertasse o interesse dos leitores ?
Zé Luis: O meu blog não é um blog muito interessante, né? Nenhum dos dois, porque a maioria dos leitores acreditam que um blog muito interessante é aquele que a cada dia tem um poste novo, que a cada dia tem uma coisa nova e eu não me preocupo com isso, com essa atualização constante. Eu me preocupo com o registro que eu acho que vira história, depois que vai para a internet, um determinado momento aquilo tá preservado pra sempre, mesmo que você apague do seu blog o que aconteceu, alguém pode ter salvo aquilo lá na frente, então aquilo vai crescendo, e tem essa competência histórica, e tem a competência de tentar melhorar o mundo. Porque aquilo que a gente escreve lá é na tentativa de melhorar o mundo, aquilo alí, a gente fica com nossa imagem limpinha, a gente não fala mal de ninguém a gente quer fazer uma comunidade de relacionamento, né?
Acreditamos que o conhecimento ele não tá no indivíduo, no professor Zé Luiz, ou na aluna fulana, ou na aluna sicrana o conhecimento está no coletivo é que quando a gente se junta é que a gente .... Ia falar um palavrão aqui...( risos ) É que a gente é muito bom quando a gente se junta .

Alunos: No seu blog teve algum comentário que mais chamou sua atenção ?

Zé Luis: Eu sempre repito o melhor comentário é aquele que me contesta, aquele comentário que me corrige ou que fala que aquela minha visão não é a única, ou que aquela minha visão é tacanha ou isso e aquilo é esse o comentário que eu acho mais interessante por dois motivos: o primeiro é pela questão do desafio, a pessoa ter coragem de dizer, porque é muito fácil alguém puxar o saco do outro: - Ai tá lindo, tá bonito! E muitas vezes nem tá, Então é um ato de coragem, alguém dizer que discorda daquilo... Então são duas coisas importantes: primeiro o ato de coragem e o segundo a contribuição que ele dá quando ele escreve ali outra visão, ou seja, o outro lado da moeda... Porque que eu acho aquele tipo de comentário importante? Porque ele faz a gente crescer.

Alunos : O senhor está com novas inovações para seus blogs ?
Zé Luis: Então, realmente o meu blog anda meio paradão tanto um quanto o outro ...
A última postagem do blog quem lê sabe escrever foi aquele projeto PAPUM, eu postei lá um relatório fotográfico, tem todas as etapas que foram cumpridas no projeto aqui dentro da escola. E tem algumas fotos lá, das palestras musicais.
É porque o blog exige tempo e quanto mais o professor estiver preso dentro de sala com as atividades do dia à dia menos tempo ele tem para esta fazendo inovações em um mecanismo eletrônico e complexo como é um blog, mais sempre que a gente pode pelo menos uma vez por mês a gente atualiza.

Alunos : O senhor criou um método de trabalho para manter seus blogs organizados ?
Zé Luis : Pois é , é mais o menos uma pergunta desenvolvendo a outra e no blog pessoal, como eu escrevo para uma revista  uma crônica pelo menos trimestral assim que a revista vai a rua eu posto no blog a crônica, então esse blog tá sempre atualizado.
E o blog de trabalho é o que a gente faz aqui na escola quando eu tenho tempo eu posto porque eu acho legal ter essa referência de trabalho, mas assim nada fora disso, eu não pensei em por nada, eu não gosto muito de blog que tem concurso essas coisas, não sou muito chegado a isso não, eu prefiro mesmo postar meu "feijão com arroz... Ler  os comentários de vocês, avaliar os comentários em que sentido, a pertinência do comentário, se tem a ver com o assunto e a correção ortográfica, então o blog pra mim é muito útil, pois  quando falta uma nota de vocês que a gente não deu no dia à dia eu vou lá e peço para que vocês façam esse comentário .
Alunos : Como os professores e os alunos estão reagindo com o seu blog de trabalho?

Zé Luis: Esse blog já tem uns três anos, os professores da nossa escola, eles não são muito ativos de procurar esse tipo de coisas na internet e o ano passado a gente ainda teve alguma interação com a professora da escola de Natividade, a gente andou fazendo algumas coisas juntos. Mas aqui na nossa escola especificamente nos não temos outros professores que também cultivem isso com exceção da professora Márcia que mantinha o Orkut da escola, mas agora, até sem ela nos ficamos. Porque não é muito o hábito do professor usar muito essas ferramentas, a gente precisa de melhorar isso.

Alunos: No blog pode-se falar de qualquer tema. Certo? (...) Ao navegarmos em seu blog vimos que há abordagens diferentes em seus textos e ficamos curiosos em saber como o senhor os criou ?

Zé Luis: A internet é mais uma oportunidade de eu estar escrevendo e passando para as pessoas e aí eu escrevo para aparecer... ( risos ) No bom sentido.  


Entrevistadores: khamylla Riguetti, Maikon Amaral, Tainá Albino, Ambrozilina Anzolin, Alessandra Alves, Jhoyce Rodrigues !
Professora : Sandra Fumian
Turma : 801

Nenhum comentário:

Postar um comentário