sábado, 7 de abril de 2012

GÊNERO TEXTUAL MANIFESTO E PANFLETO


MANIFESTO

O manifesto trata, geralmente, de denúncia de um problema, do anúncio de uma mudança para alertar a comunidade ou conclamá-la a uma ação determinada. É diferente do abaixo-assinado, pois não é uma reivindicação, mas uma declaração de intenções. 

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CARACTERÍSTICAS DO MANIFESTO
a) texto de intenção persuasiva, que objetiva alertar sobre um 
problema ou fazer a denúncia pública de um problema que está 
ocorrendo;
b) estrutura relativamente livre, mas com alguns elementos 
indispensáveis: título, identificação e análise do problema,
 argumentos que fundamentem o ponto de vista do autor do
 manifesto, local e data, assinatura dos autores e simpatizantes
 da causa;
c) linguagem geralmente no padrão culto formal da língua;
d) verbos predominantemente no presente do indicativo.

PANFLETO E FOLHETO


São textos de cunho persuasivo e intenção publicitária. Com essas variedades textuais, o autor apresenta produtos ou ideias e deseja levar o leitor ao seu consumo ou à sua aceitação. Configura-se, portanto, como uma exposição de características, levando-se em conta os diferenciais do produto e a pertinência das ideias.
(grifo nosso)
copiado de: http://www.portalsas.com.br/pdfs/lab_redacao/proposta1.pdf
nesse endereço você encontrará características de outros tipos de textos.


Lista dos principais  manifestos :
  • Manifesto comunista .
  • Manifesto Futurista
  • Manifesto da Poesia Pau Brasil
  •  Manifesto Antropófago
  • Manifesto Surrealista
  •  Manifesto dos Mineiros
E porque estamos falando de Modernismo Brasileiro vamos 
abaixo colocar alguns textos de manifestos relativos ao 
modernismo.
A 1ª revista modernista chamava-se Klaxon 
e teve em seu primeiro número um editorial-manifesto do qual
copiamos alguns trechos:

(...) Klaxon sabe que o progresso existe. Por isso,
 sem renegar o passado, caminha para diante,
 sempre, sempre. (...)

Klaxon não é exclusivista. Apesar disso jamais
Publicará  inéditos maus de bons escritores já mortos.

Klaxon não é futurista. Klaxon é klaxista.

(...) Klaxon cogita principalmente de arte. Mas
quer representar a época de 1920 em diante.
Por isso é polimorfo, onipresente, inquieto,
 cômico, irritante, contraditório, invejado,
insultado, feliz."

Alguns trechos do Manifesto Pau-Brasil 
de Oswald de Andrade:

"A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos
 verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.

(...) A Poesia para os poetas. Alegria dos que não sabem e 
descobrem. (...)

A Poesia Pau-Brasil. Ágil e cândida. Como uma criança. (...)

A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica.
 A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. 
Como somos.

(...) Só não se inventou uma máquina de fazer versos - já havia 
o poeta parnasiano. (...)

A Poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira, com 
passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas, um sujeito
 magro compondo uma valsa para flauta e a Maricota lendo 
o jornal. No jornal anda todo o presente.

Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo.
 Ver com olhos livres."

Manifesto do Verde-Amarelismo ou  da
 "Escola da Anta", que, entre outras coisas, afirmava:

"O grupo 'verdamarelo', cuja regra é a liberdade plena
de cada um ser brasileiro como quiser e puder; cuja
condição é cada um interpretar o seu país e o seu povo
através de si mesmo, da própria determinação instintiva;
 - o grupo `verdamarelo', à tirania das sistematizações
ideológicas, responde com a sua alforria e a amplitude
sem obstáculo de sua ação brasileira (...)
Aceitamos todas as instituições conservadoras, pois
é dentro delas mesmo que faremos a inevitável renovação
do Brasil, como o fez, através de quatro séculos,
a alma da nossa gente, através de todas as expressões
históricas.
Nosso nacionalismo é `verdamarelo' e tupi. (...)"


Veja, a seguir, exemplo de manifesto :

Manifesto à população contra a propaganda enganosa

"Atenção, consumidor compulsivo, antenado em rádio, televisão, outdoors, etc. Não se deixe levar pelos apelos sedutores nem pela aparência inicial de um produto ou serviço. Reflita. Não aja por impulso. Nem se deixe iludir com a conversa do anúncio, vendedor ou vendedora. A propaganda objetiva criará em você uma tal necessidade que você se sentirá excluído por não ter o objeto do desejo. Fique alerta, pois tudo não passa de um jogo psicológico. Tome cuidado com as promoções. Não compre sern pesquisar preços. Pechinche. Peça descontos e prazos para o pagamento. Aproveite o momento e exerça esse direito básico do consumidor. Exija nota fiscal, que é sua garantia. Sem ela você não poderá provar nada. Com ela, garantirá recursos destinados à construção de hospitais, escolas, etc. Recorra ao Código de Defesa do Consumidor para garantir seus direitos e denunciar abusos.

Defensores do Povo, abril de 2003.

Jovens, senhores e senhoras da comunidade representados por Ana Júlia Santos, Bernardo Silva, Cláudia Mendel, Dirceu Silva, Edna Carneiro, Fábio Lima, Gláucia Cordeiro, Maria do Céu."


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