quarta-feira, 21 de março de 2012


Carta do leitor

 #O que é uma carta ao leitor?
 A “carta do leitor” é um texto em que o leitor escreve para um jornal ou 
revista para apresentar opiniões, sugestões, críticas, perguntas, reflexões,
 elogios, etc

# Características:
a) não há regras estabelecidas, mas o leitor precisa ter cuidados caso 
queira que seu texto seja publicado;
b) recomenda-se escrever a alguém (jornalista, cronista);
c) especificar previamente o assunto (opinar, sugerir, criticar...);
d) linguagem clara, precisa e podendo ser informal, desde que não se use
 palavras de baixo-calão;
e) ser breve, já que não há tanto espaço num jornal.


Exemplos:
“A reportagem sobre Bullying foi muito interessante. Gostei muito do 
questionamento da entrevistada a respeito da prática de se chamar o
 aluno pelo número e não pelo nome, situação muito comum nas escolas.
 Por isso, minha pergunta é: seria ou não essa também uma forma de bullying?”
 (Susana Santiago, 16/04/2011, Jornal O Povo)


"O que me assusta no MMA não é a violência dos golpes, mas o sentimento 
de êxtase que invade a plateia quando o sangue jorra. Enfim, o que nos tornamos?"
(FERNANDO CEZAR A. LORANDES , Volta Redonda, RJ - Revista Veja,21/03/2012)


Atividade:Escolha uma das cartas nos exemplos acima e escreva uma carta do leitor 
debatendo sobre o questionamento levantado  pelos leitores:


Produção dos alunos

MMA
Não se dirige ao que nos tornamos, Porque naquela aflição ou entusiasmo,
as pessoas querem ver um vencedor,e quando o sangue jorra a torcida agita.
penso que  todos nós temos um instinto para brigas e que precisamos aprender
a controlá-lo, porém,  todos nós devemos saber que MMA é um esporte para 
juntar pessoas.
( Valdecir Batista R. Junior, Itaperuna dia 27/03/2012 )

Sim. Acho que colocar apelidos é bullying e às vezes, há um constrangimento
 com o apelido, por mais que  ele seja carinhoso, cada um prefere ser chamado 
pelo o seu próprio nome. Eu acho também que o bullying deve  ser exterminado.
( Antonio Carlos Gabriel da Silva Junior, Itaperuna-RJ, 27 de março de 2012 )


Gostei muito do que retratou a revista, pois a prática do bullyng infelizmente é 
presente nas escolas. Eu penso que não é necessário chamar o aluno por número, 
pois se o aluno tem seu próprio nome para ser chamado, por que  chamá-lo pelo número?
O número é usado só para a organização do diário, e não para virar seu próprio nome...
( Khamylla Batista Riguetti Reis, Itaperuna dia 27/03/2012 )


Sobre o comentário do MMA, eu acho que é uma luta comum ou  normal a qual apoio
 e defendo. Para mim, não é violência e sim um torneio comum. Quando o sangue jorra,
 eu me sinto um pouco incomodada, mas é aquele ditado “quem tá na chuva é pra se molhar”.
 Eu já pratiquei  esse tipo de luta, E aprendi a respeitar  regras, a me defender contra assaltos,
 enfim eu adoro. 
(Tainá Albino da Costa, Itaperuna-RJ 27 de março de 2012)


No meu ponto de vista,  todos têm seu direito. Os lutadores estão lá porque querem e optaram por isso,  são profissionais  e recebem para isso. A plateia tem todo o direito de fazer toda a farra que quiser, pois estão pagando para ver. Mas ATENÇÃO não pratique esse esporte  na escola ou na rua.
(Lucas R.S,Tombos –MG, 29/03/2012.)

Eu gosto muito do MMA,é um esporte muito legal, mas é muito perigoso.Quanto as brigas com sangue, acho violento e  muito perigoso também, penso que seja por isso que a plateia se agite tanto.
 (Walison Leandro,Tombos –MG ,  29-03-12)

Creio que por um lado, não é bullyng, pois é mais fácil fazer a chamada, mas, por outro lado tira a personalidade do aluno,pois cada aluno tem nome e gostaria de ser chamado por ele. (Carla Katrine Dias,Eugenópolis-MG, 27-03-2012) 

Um comentário:

  1. Amei seu blog amiga! Tornei-me sua seguidora, e vou divulgá-lo em sala de aula. Parabéns! Que Deus muito a abençoe! Beijos.

    ResponderExcluir