segunda-feira, 26 de setembro de 2011

3º BIMESTRE DE 2011 – TURMAS DE 7º ANO

Nome do Projeto:
Se deliciando com as leituras 

Coordenadora do Projeto:
Sandra Fumian                                                                            
Escola onde o projeto será implementado:
Colégio Agrícola de Itaperuna

Município:                                                  
Itaperuna                                    

Objetivo do Projeto:
Assegurar o desempenho dos alunos no que diz respeito à  funcionalidade e a finalidade dos gêneros textuais: Narrativa de Aventura, Ficção Científica. 
Orientar os alunos a reconhecerem os elementos básicos da narrativa. Estimular a leitura de livros e  de trechos de narrativas.

Justificativa do Projeto:
Reforçar as habilidades e competências de Língua Portuguesa e Literatura referentes aos descritores do bimestre e ao ano de escolaridade do aluno em cumprimento às leis vigentes.

Público-Alvo:
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Agrícola de Itaperuna

Detalhamento das ações:
 ·    Pesquisar sobre os gêneros textuais em questão.
·  Realizar uma atividade de leitura de uma história de ficção cientifica “O inspetor” analisando o título como uma pista para sua decodificação e também para observar o encadeamento lógico da narrativa.
·       Assistir ao clipe do filme Robinson Crusoé
Daniel Defoe

·   Realizar leitura do livro Robinson Crusoé.
·  Assistir ao filme Harry Porter “A relíquias de Morte” e debater sobre ele.

·  Realizar um trabalho avaliativo sobre o livro de Robinson Crusoé reconhecendo os elementos básicos da narrativa e dos tempos verbais empregados.
·  Conhecer um pouco sobre Julio Verne e fazer leitura de trechos do livro Viagem ao Mundo em 80 dias e Viagem ao Centro da Terra.
·  Assistir ao filme Viagem ao Centro da Terra e debater sobre ele.

· Durante o trabalho com as narrativas , ajudar os alunos a distinguirem aspectos ficcionais  e não ficcionais como também identificarem a relação anafórica dos pronomes com os nomes como um elemento da estrutura geral do texto e os conectores temporais.
·   Visitação ao laboratório de informática, onde os alunos encontrarão no blog  links direcionados à pesquisa sobre narrativas.
                  
                     Produto Final:
1.Produção de uma narrativa de ficção ou de aventura observando a estrutura e os elementos básicos da narrativa.  
2.   Dá sequência a uma narrativa a partir de uma situação inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário