,3º BIMESTRE DE 2011 – TURMA DE 8º ANO
Nome do Projeto:
Cordel e gêneros musicais
Coordenadora do Projeto:
Sandra Fumian
Escola onde o projeto será implementado:
Colégio Agrícola de Itaperuna
Município:
Itaperuna
Objetivo do Projeto:
Identificar a funcionalidade e a finalidade dos gêneros textuais:canção e cordel. Orientar os alunos na percepção e valorização das ocorrências de variações dialetais devido a fatores geográficos e históricos.
Justificativa do Projeto:
Reforçar as habilidades e competências de Língua Portuguesa e Literatura referentes aos descritores do bimestre e ao ano de escolaridade do aluno em cumprimento às leis vigentes.
Público-Alvo:
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Agrícola de Itaperuna
.
Detalhamento das ações:
· Pedir aos alunos letras de canções populares, estimulando-os a comparar os recursos expressivos usados em cada uma delas.
· Trabalhar com o tema de abertura da novela Cordel Encantado, música minha princesa de Gilberto Gil e Roberta Sá.
· Realizar leitura do livro de Sylvia Orthof: Cordel adolescente, ó xente! (Quinteto Editorial) e de outros cordéis.
· Assistir ao filme Vida e Morte de Severina e debater sobre ele.
· Durante o trabalho com cordel, ajudar os alunos a perceberem e valorizarem a ocorrência de variações dialetais devido a fatores geográficos e históricos.
· Levar os alunos a perceberem, após ouvirem as músicas e lerem os cordéis, a diferença entre poema escrito, o poema falado e a letra de música.
· Visitação ao laboratório de informática, onde os alunos encontrarão no blog links direcionados à pesquisa sobre cordel.
· Sortear e iniciar uma das aulas ouvindo uma música pré-selecionada pelos alunos, dentre as mais apreciadas por eles para identificação dos mecanismos de construção da linguagem figurada existentes na mesma.
· Produto Final:
1. Produção de cordel em grupos a partir do livro de Sylvia Orthof: Cordel adolescente, ó xente! Os alunos deverão compor um cordel cujo tema esteja relacionado à adolescência. O cordel deverá ser ilustrado e transformado em um livrinho como os existentes. para a exposição em um varal conforme o costume.
2.Apresentação de letras das canções populares mais apreciadas pela turma, comparando os recursos expressivos usados em cada uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário